Comunidade Tradicional Aldeias Indígenas
Endereço:

Ilha Ilha da Cotinga, s/n , Área indígena | Paranaguá/PR

Telefone:

(41) 3425-9863

(41) 3422-6290

Email:

recepcao.secultur@paranagua.pr.gov.br

A Área Indígena Ilha da Cotinga foi homologada e demarcada conforme Decreto Federal de 16 de maio de 1994. Tal área indígena é caracterizada como de posse imemorial indígena do Grupo Guarani M'bya, com superfície total de 1.701,2020ha e perímetro de 41.895,73m, área localizada no Município de Paranaguá, Estado do Paraná.

Isolados nas aldeias Tekoa Pindoty e Tekoa Takuaty, os Mbyá Guarani preservam suas raízes, costumes tradições indígenas. Na contramão de muitos dos povos indígenas brasileiros, que vivem dispersos ou próximos a centros urbanos, os indígenas da Cotinga preservam os costumes, a língua do tronco linguístico tupi-guarani e, principalmente, a religião milenar.

Todos os dias, ao cair da tarde, a comunidade se encontra na Opy (casa de reza), construída em um ponto estratégico da ilha: o topo de um morro com uma bela vista da Baía de Paranaguá. É lá que, de mãos dadas e de olhos fechados, os indígenas, tanto adultos quanto crianças, cantam músicas no seu idioma em devoção à Nhanderú (Deus) por várias horas seguidas.

Além da religiosidade, os povos originários preservam o modo de vida dos ancestrais. Na aldeia tudo é motivo de festa e, para as crianças, todo dia é dia de brincar, seja mergulhando na baía ou subindo em árvores.

Na ilha, as famílias plantam feijão, mandioca, milho, cultivam mel e podem caçar e pescar. Também fazem o artesanato como cestarias e figuras em madeira. Macacos, jacarés, tucanos e papagaios ganham forma em troncos de madeira em uma atividade que está acima dos objetivos financeiros.

PRESENÇA ONLINE