Marco Histórico Estrada de Ferro Paranaguá - Curitiba
Endereço:

Rua Rodrigues Alves, sn Marco 0, Centro Histórico | Paranaguá/PR

Telefone:

(41) 3422-6290

Email:

recepcao.secultur@paranagua.pr.gov.br

A ferrovia Paranaguá-Curitiba que liga o litoral ao planalto é uma verdadeira obra de engenharia que vence os contrafortes da Serra do Mar, seu marco 0 está localizado ao lado da Estação Ferroviária de Paranaguá. Construída no período de 1880-1885 com o objetivo de estreitar a relação entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado, com vista ao desenvolvimento social do litoral. Além disso, era imprescindível ligar ao Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil, para que desse vazão à produção de grãos dos estados, e dessa forma, garantir apoio ao desenvolvimento econômico da região.

Foi inaugurada pela Princesa Isabel e sua comitiva de ministros e políticos do Império, que compareceram à inauguração. Numa extensão de 110 km, possui túneis escavados na rocha, pontes e viadutos de estrutura metálica. Magnífico panorama dos contrafortes da Serra do Mar com paisagens como o "Véu da Noiva", O Santuário de Nossa Senhora do Cadeado, aliado técnica do arrojado traçado da estrada continua sendo uma atração emocionante, mesmo depois de um século.

O trajeto da ferrovia serpenteia por abismos e penhascos, inimagináveis no contorno da Serra do Mar, até atingir o planalto curitibano. Foi concluída pelo engenheiro brasileiro Teixeira Soares depois que o seu construtor, Giusepe Ferrucci, desistiu no km 45, por julgar a obra impossível de ser concluída. Teixeira Soares tinha 33 anos quando concluiu a ferrovia. Foi a primeira obra com essas características a ser construída no mundo.