Ilha Ilha do Mel
Endereço:

Ilha do Mel, sn, Ilha do Mel | Paranaguá/PR

Telefone:

(41) 3422-6290

Email:

recepcao.secultur@paranagua.pr.gov.br

Principal atrativo turístico de Paranaguá e um dos mais importantes atrativos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel tem cerca de 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que garante o ar primitivo e natural do local. Destaque entre os principais destinos de Ecoturismo do Brasil.

O acesso à Ilha é disciplinado pelas normas internacionais para reservas mundiais de biosfera, o que auxilia na sua preservação. Chega-se à Ilha do Mel partindo de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, ou de Paranaguá. Atualmente possui duas unidades de conservação, uma Estação Ecológica e um Parque Estadual.

Na Ilha do Mel existem cinco áreas de vilas: Fortaleza, Nova Brasília, Farol, Encantadas e Praia Grande, além do território tradicional da Ponta Oeste. A ilha foi tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná em 1975, visando à proteção e a preservação da flora e fauna e dos seus aspectos naturais, históricos, arquitetônicos.

Possui importantes atrativos naturais e históricos. Entre os naturais destacam-se a Gruta das Encantadas, os morros das Conchas, do Miguel e do Meio, as praias e trilhas. A fauna local é facilmente observável, principalmente espécies de pássaros e botos. Uma importante porção preservada da Mata Atlântica composta de vegetação exuberante e manguezais encontra-se na ilha. O Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres compõem os principais atrativos históricos.

► As principais praias são: Encantadas, Brasília, do Limoeiro, da Fortaleza, do Farol, Grande, do Miguel, de Fora, do Belo e Ponta Oeste.

► Morro das Baleias
No Morro das Baleias está localizado um labirinto de canhões e um mirante, de onde se pode deslumbrar um dos mais belos visuais cênicos da Serra do Mar.

► Morro do Sabão
O Morro do Sabão fica entre o Mar de Fora, em Encantadas, e a Praia do Miguel. Ao topo do morro é praticado o vôo livre

► Capela de São Francisco
Pequeno oratório construído ao pé do Cruzeiro, guarda em seu interior várias imagens de santos. Situa-se no Morro Nhá Pina.

A Ilha do Mel conta com uma infraestrutura turística de meios de hospedagem, campings, restaurantes e lanchonetes, adequada a prestar um atendimento de qualidade para os visitantes e os turistas que a conhecem.

Como chegar na ilha:
1ª opção: BR 277 até Paranaguá - trapiches na Rua da Praia;
2ª opção: BR 277 e PR 407 (Pontal do Paraná) em seguida pela PR 412 até o balneário de Pontal do Sul - Terminal de Embarque.
A Ilha do Mel fica a uma distância de 130 km de Curitiba e o acesso à Ilha do Mel, tanto por Paranaguá quanto por Pontal do Sul, é somente por barco.

A Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná – ABALINE realiza o transporte de passageiros para a Ilha do Mel, com embarques em Paranaguá e Pontal do Paraná.

PRESENÇA ONLINE

EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS