Ilha Ilha dos Valadares
Endereço:

Baia Paranaguá, s/n , | Paranaguá/PR

Telefone:

(41) 99202-2155

Email:

tursustentavel@gmail.com

A Ilha dos Valadares fica logo ao lado do centro histórico e comercial de Paranaguá, da qual é separada pelas águas do Rio Itiberê. Rica em história e cultura é considerada um dos remanescentes de preservação da cultura caiçara. A Ilha dos Valadares é o local onde ainda se concentram os mestres do Fandango, música e dança típica dos caiçaras, que completam as manifestações culturais do litoral do Paraná. A beleza cênica é marcada pelos manguezais e prais estuarinas como o belíssimo e calmo “Mar de Lá”.

A Ilha dos Valadares é um local de grande importância histórica na colonização de Paranaguá. A ilha passou à posterioridade com este nome por ter pertencido aos irmãos Valadares. Seus primeiros donatários eram comerciantes que se acreditava, teriam sido traficantes de escravos. Por esta razão, durante vários anos a ilha foi usada como posto de quarentena de escravos trazidos da África ao nosso litoral, ou que aqui chegados vinham da Bahia ou do Rio de Janeiro. Com o tempo a ilha foi sendo povoada por praieiros e pescadores que por muitos anos se dedicaram à pesca artesanal e cultuaram tradições típicas como o Fandango Caiçara, única dança típica litorânea. Com a construção da passarela ligando a ilha ao continente em 1990, os antigos costumes e tradições foram gradativamente se perdendo ou sendo substituídos por outras atividades, tanto é que o próprio fandango só se mantem vivo graças aos esforços de uns poucos abnegados.

O advento da Ponte transformou a Ilha dos Valadares. O sistema rústico do transporte de travessia que era feito através de barcos e bateiras e as carroças que eram o principal meio de transporte no interior da ilha, gradativamente foram substituídos. A quantidade de pessoas mais que triplicou nos últimos anos, o comércio está se fortalecendo cada vez mais e isso gera riqueza a comunidade, possibilitando mais qualidade de vida.

PRESENÇA ONLINE

EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS