Arquitetura Mural Sacro de São Francisco das Chagas
Endereço:

Rua General Carneiro, s/n , Centro Histórico | Paranaguá/PR

Telefone:

(41) 3422-6290

Email:

recepcao.secultur@paranagua.pr.gov.br

Mural Sacro de São Francisco das Chagas, obra de 1982 em alto-relevo, do artista plástico parnanguara Emir Roth, localizado na Praça Newton Deslandes.

Além dos murais, a Emir também se dedicou à pintura de telas. Suas obras fazem parte de coleções particulares no Japão, Estados Unidos, Dinamarca, Hungria, Portugal, Argentina, Canadá e Itália.

Emir Roth, nasceu em maio de 1940 em Paranaguá. Seu amor pela arte veio cedo, em 1960 quando teve o primeiro contato com uma escola de arte, frequentando o curso no centro de xilogravura de Curitiba. Incentivado pelo artista plástico Nilo Previde, a Emir começou uma dedicação inteiramente às suas obras. Sua primeira individual foi em outubro de 1973 no Teatro Guaíra.

Emir foi o grande intérprete de Paranaguá. Sua pintura retrata a construção barroca da cidade, caminha pelas igrejas coloniais, pelos casarões, pelos pescadores e suas embarcações. A cidade sempre foi a sua musa inspiradora. Embora tenha se dedicado também à escultura e à gravura, é como muralista que Emir se tornou conhecido. Mantendo-se como artista do litoral paranaense, Emir representou muito para a arte parnanguara.

PRESENÇA ONLINE