Arquitetura Palácio Mathias Böhn
Endereço:

Rua Benjamin Constant, 331-333 , Centro Histórico | Paranaguá/PR

Telefone:

(41) 3482-3214

Email:

ouvidoria@unespar.edu.br

O Centro Cultural da Unespar, sediado no Palacete Mathias Böhn, em Paranaguá, caracteriza-se pela natureza cultural, desenvolvendo ações artísticas, educacionais, técnicas e científicas para o fortalecimento e a preservação da memória, da comunicação e da encenação dos processos criativos, expressivos mediante seu acervo e as suas respectivas atividades.

Esse espaço tem por finalidade reunir, documentar, conservar, expor, apresentar e divulgar atividades ligadas a diversas áreas artísticas e de promoção da cultura, tais como artes visuais, música, teatro, dança, literatura, audiovisual e performances, bem como atividades ligadas à preservação do patrimônio cultural, histórico e ambiental, dentre outras.

Localizado na Rua da Praia, o prédio foi construído no início do século XIX e faz parte do conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Paranaguá, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em dezembro de 2009. A construção original, com características da arquitetura luso-brasileira, teve sua fachada reformada no estilo historicista no início do século XX, quando foi adquirido pelo empresário alemão Mathias Böhn, para se tornar Palácio Mathias Böhn.

O comerciante conferiu ao imóvel uma ornamentação característica do ecletismo arquitetônico, configuração mantida até hoje. Seus dois pavimentos eram destinados ao uso comercial (térreo) e residencial (andar superior), distribuição característica da época. Anteriormente, o prédio foi ocupado pela antiga Agência de Rendas, pelo Instituto Ambiental do Paraná e pela Ecoparaná, funcionando como Estação Náutica.

PRESENÇA ONLINE