Porto Porto Dom Pedro II
Endereço:

Avenida Portuaria, 1000 , João Gualberto | Paranaguá/PR

Telefone:

(41) 3420-1342

Email:

visitas@appa.pr.gov.br

Já era porto desde remotas eras, e sucessivamente foi trocando de nome: ‘’Porto do Gato’’ (diz-se que em homenagem ao Bandeirante Borba Gato), ‘’Porto D’água’’, ‘’Porto D. Pedro II’’, ‘’Porto da República’’ e de novo ‘’Porto D. Pedro II’’. Todavia, o porto mais antigo, ficava no rio Itiberê, e era conhecido como Porto de N. Sra. do Rosário. Somente quando chegaram os grandes veleiros é que o porto se deslocou para o Porto D’água, lá por volta de 1800. Inaugurado em 1935, hoje pode ser considerado o segundo maior porto do país e o maior porto graneleiro da América Latina, sendo um grande terminal exportador de cereais, atuando principalmente na exportação de grãos e sendo também utilizado pelo Paraguai para transporte de sua carga, conforme um tratado com o Brasil.

VISITAS
Por questões de segurança e restrições de acesso às áreas portuárias, não é possível o atendimento para visitas individuais ou de pequenos grupos, apenas de grupos de pelo menos 40 pessoas. O atendimento é gratuito, mas é preciso que os grupos venham com uma condução coletiva própria (ônibus, micro-ônibus ou van).

O programa de visitação é composto por palestra e visitação monitorada ao cais público do Porto de Paranaguá, com duração média de 1 hora e 30 minutos.

A visitação pode ser feita nos finais de semana a partir das 9h30 às 12h e das 14h às 17h. O atendimento para grupos se faz mediante agendamento.

PRESENÇA ONLINE

EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS