Igreja Santuario Estadual Nossa Senhora do Rocio
Endereço:

Praça Thomas Sheehan, 211 , Rocio | Paranaguá/PR

Telefone:

(41) 3423-2020

Email:

secretaria@santuariodorocio.com

O templo de Nossa Senhora do Rocio é o Santuário da Padroeira do Estado do Paraná.

A devoção remota à segunda metade do Séc. XVII. Reza a tradição que a imagem miraculosa da Virgem do Rocio foi encontrada nas malhas da rede de pescar de pai Berê, humilde pescador que vivia à margem costeira da Baía de Paranaguá, no local chamado Rocio. Pai Berê e outros pescadores instituíram o culto à Santa do Rocio, ali se reunindo para rezar o terço, especialmente no mês de novembro. A referência mais antiga à Santa do Rocio, data de 1686, quando uma epidemia de cólera, chamada “Peste Grande” assolou o litoral, vitimando famílias inteiras. A população recorreu à Santa, os apelos foram atendidos e a peste foi debelada quase que por encanto.

Em 1813 foi construída a Capela de Nossa Senhora do Rocio e em 1920 foi construído o Santuário. Decreto da Sagrada congregação para o culto Divino do Vaticano declara, em nome de Paulo VI, Nossa Senhora do Rocio padroeira do Paraná, em 1977. A igreja já foi reformada várias vezes e a sua tradição se estende por todo o Paraná como um santuário de peregrinação católica.

Há mais de duzentos anos realizam-se uma das mais tradicionais festas religiosas do estado e do país, a festa é uma homenagem ao dia de Nossa Senhora do Rocio comemorada em 15 de novembro. A programação religiosa da festa é composta por novenas, missas, procissão ciclística, procissão marítima, procissão motorizada, moto romaria, e a gloriosa “Procissão da Festa da Mãe do Rocio” no dia 15 de novembro.

PRESENÇA ONLINE